Páginas

28 de jan. de 2012

Agora é Guerra

Antes de tudo um excelente ano de 2012 para todos!
A poucos dias as autoridades internacionais tiraram do ar um dos maiores sites de conteúdo virtual o www.megaupload.com e seu criador Kim Schmitz pegou cana, quem já fez algum tipo de download na internet sabe do que se trata.




Exemplo: Digamos que você precise acessar seus arquivos pessoais, musicas, fotos vídeos de qualquer canto do planeta, é só enviar para um site de upload e pronto esta no ar, depois é só fazer o download quando e aonde desejar, e de quebra pode enviar o link para um amigo fazer o download também, legal né?


Essa prática ficou tão popular que ninguém mais foi na locadora, comprou cd, ou instalou software original no pc com a mesma frequência de antes, com essa grana podemos pagar por mais espaço e velocidade nesses serviços de upload e download.


Em protesto à represália, vários sites de grande porte saíram do ar como Wikpedia dos U.S.A, o próprio Google também foi contra o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect IP Act) bem como a casa Branca de Washington; o esquema parece ter dado certo pois os projetos foram engavetados pelo lider do congresso Harry Reid “ufa”.


O projeto foi apresentado pelo congressista americano Lamar Smith, do Estado do Texas, em outubro do ano passado com o apoio de associações de gravadoras e de estúdios de cinema, supostas vítimas da troca de arquivos online.
A proposta prevê que qualquer serviço online, inclusive as gigantes como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis pelos conteúdos protegidos por direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários.


Forçando os sites a retirarem os conteúdos supostamente ilícitos do ar, a lei prevê o bloqueio de serviços de pagamentos utilizados por estas empresas de internet, como os links patrocinados do Google.


O projeto prevê até mesmo a remoção das menções de sites suspeitos de buscadores como o Google e o bloqueio do serviço. Uma vez bloqueado, o site teria que reverter o quadro na Justiça americana,"barato louco e processo lento"; só que uma comunidade de crakers demominada Anonymous, em represália ao fechamento do serviço, e também como forma de protesto ao SOPA e ao PIPA, declarou guerra.


Em poucas horas eles derrubaram os sites da RIAA (Record Industry Association of America), da MPAA (Motion Picture Association of America), da Universal Music (responsável pela acusação de pirataria do Megaupload), do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, do US Copyright Office, da Warner Music Group e até mesmo o do FBI.


Logo após, o site da loja da MGM e do Ministério da Justiça da Nova Zelândia (que condenou o tal alemão Kim Schmitz ao xadrez) também foram retirados do ar pelo pela comunidade Hacker.


Durante os ataques do grupo, o tráfego na internet chegou a ficar 24% superior ao normal para o horário.(por isso estava tudo tão lennntoo haaaa)
Tá e o que você, samba, tem com isso?
Outro dia eu estava cantando um samba para a minha esposa que me corrigiu quanto a letra que estava toda errada, antigamente a gente aprendia os sambas ouvindo nas rodas de pagode, não tinha internet com as letras certinhas nem áudio e vídeos pra ajudar, um cantava e agente aprendia na marra e se ele estivesse errado já era, muita coisa só vim a ouvir direito com a ajuda da Internet.


A gente tinha pouca referência eram as revistinhas Pagodeiros ou Ginga Brasil se quiséssemos pegar a letra do samba, quem tá há mais de 15 anos nessa já comprou na banca de jornal ou leu, eu tinha a numero (0) raríssima mesmo na época e ainda aprendia a fazer o os acordes dissonantes e m5-/7 ou meio diminutos olhando o mapa do braço do cavaco que vinha no fim da página.



"Confiram como eram as revistas dos anos 90  clique aqui"

Hoje em dois minutos você “baixa” a coleção completa do Noel Rosa com letra e tudo, e olha que estou falando de 300 sambas gravados a mais de 80 anos. Esta coleção ficava hospedada também adivinha onde?

O mestre Waldir Azevedo esteve na argentina e por lá participou do filme Como Yo No Hay Dos, em um pequeno trecho do filme podíamos ver o mestre solando seu cavaquinho, isso estava no Youtube até pouco tempo quem viu viu, pois alguém se sentiu prejudicado aqui no Brasil e o pequeno vídeo foi tirado do ar na marra por direitos autorais juntamente com o arquivo .avi que estava também hospedado, “um doce para quem adivinhar onde”.


Eu ainda estou tentando importar o filme de um argentino restaurador de películas la das terras do Maradona, mas ainda não consegui um acordo por falta de verba, fora não “hablar nenhum castelhano”.


O próprio instituto Jacob ofereceu uma recompensa para quem conseguir um vídeo com áudio do Jacob, apesar de inúmeras apresentações na TV suas fitas foram apagadas para virar comercial de geladeira, o que temos é um vídeo sem som com ele falando sabe Deus o quê.



Sem contar tantos e tantos blogs que foram deletados e os que virão a ser por terem divulgado um link externo para fazer download de algum disco de vinil raro e que desperta interesse a tão pouca gente hoje em dia, mais lei é lei e ela protege os direitos autorais de seus autores e suas obras, bem como a extensão mais popular de arquivo áudio que é o .mp3 que é muito mais rígida e não vou detalhar aqui, a saída para isso seria usar algum outro formato livre como .ogg mas ainda assim estaríamos violando os direitos autorais de execução e divulgação.


Um cd que custa pra gravadora 5,00 reais, na loja custa 30,00 conto, quando se acha, se for de bom samba então pode esquecer, por isso tem tanto artista preferindo gravar independente do que com contrato de gravadora, pois o cara não ganha quase nada com a venda de disco e sim com a venda de show, compensa andar com uma caixa de cd no porta malas e vender por 10 conto na porta do barzinho, todo mundo compra, mesmo quem já tem em .mp3 no laptop, paga pede autografo e ainda bate foto.


Esse tema é bastante complicado pois a linha que separa o quero ajudar, e quero ganhar é invisível e tinha muita gente ganhando, menos as gravadoras e produtoras. Ai já viu, estamos falando de milhões de dólares aqui.


Brigar por direitos que não é seu é errado, mas infelizmente boa parte de nossa música, cinema e literatura estavam disponíveis nesses sites gringos lá do outro lado do hemisfério e melhor ainda de graça! Agora já era, o bicho pegou e aqui sentiremos o poder desse tsunami virtual já já.


Uma frase que sempre digo a meus clientes e amigos “Quer perder alguma coisa realmente importante? guarde no computador”
Agora, imagine guardar no do próximo.



“Luis do cavaco e do T.I”







Nenhum comentário:

Postar um comentário